Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 11 de Março de 2022, 03:00h, atualizado em 10 de Março de 2022, 22:19h
LOC.: Os portos da Região Sul apresentaram uma alta de 13,78% na movimentação de cargas em comparação ao ano de 2020, com mais de 187 milhões de toneladas. O destaque foi o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul (SC), que movimentou 18,2 milhões de toneladas. Isso significou um aumento de 68,7%. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O produto que mais contribuiu para a alta nos índices foram os contêineres, os combustíveis minerais e as sementes e frutos. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que o setor continua crescendo, mesmo com um cenário de pandemia da Covid-19.
TEC/SONORA: Tarcísio Gomes de Freitas - ministro da Infraestrutura
"Os portos não são mais gargalos. Esses nós logísticos, na verdade, estão tendo capacidade de recepcionar e distribuir a carga. Operam cada vez com mais eficiência, apresentam resultados cada vez melhores.”
LOC.: Para incentivar a navegação de cabotagem no Brasil, foi sancionada em janeiro uma lei que institui o Programa BR do Mar. A proposta é liberar de forma progressiva o uso de navios estrangeiros no Brasil. O projeto, que foi amplamente discutido no Congresso com o setores do governo e representantes da categoria, sofreu alguns vetos presidenciais. Um deles é o corte na alíquota do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), em especial sobre o adicional que incide sobre a navegação de longo curso, que passaria de 25% para 8%. A taxa é cobrada sobre o valor do frete pelas empresas brasileiras e estrangeiras que operam em portos. Segundo o senador Nelsinho Trad (PSD/MS), relator da matéria no Senado, o parlamento busca a derrubada dos vetos.
LOC/SONORA: Nelsinho Trad - senador
“Vamos trabalhar para a derrubada dos vetos presidenciais para que volte a redação construída no congresso nacional. O texto foi amplamente debatido por nós e envolveu todo o setor. O projeto buscou o equilíbrio e contou sempre com a participação do ministério da infraestrutura “
LOC: Ao todo, os portos públicos e privados movimentaram 1,21 bilhão de toneladas de cargas em 2021. O número representa um crescimento de 4,8% em comparação a 2020. O diretor geral da Antaq, Eduardo Nery, explica que o número é um sinal positivo.
TEC/SONORA: Eduardo Nery - Diretor Geral da Antaq
“Políticas públicas estão sendo muito bem conduzidas no caminho certo, evidenciadas pelos números.”
LOC: Para 2022, a Antaq prevê um crescimento de 2,4%, com a movimentação de 1,239 bilhão de toneladas.
Reportagem: Rafaela Soares