Imagem: MIDR/Reprodução
Imagem: MIDR/Reprodução

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Parceria entre MIDR e Ipea busca aprimorar a regionalização dos dados de distribuição dos investimentos federais no Brasil


Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo os estados e regiões com base nos orçamentos Fiscal e da Seguridade Social entre 2001 e 2020. A plataforma Infere (Investimentos Federais Regionalizados), foi lançada a partir de uma parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), Adriana Melo, ressalta que trata-se de uma ferramenta importante para identificar onde estão os investimentos em políticas públicas. “Essa plataforma é muito interessante porque ela consegue fazer um mapeamento dos gastos e dos investimentos do governo federal de uma forma regionalizada. A gente consegue visualizar, nessa plataforma, para onde estão indo os investimentos em políticas públicas, quais as regiões mais contempladas com esses investimentos e as menos contempladas”, salienta.

O objetivo da iniciativa é proporcionar uma visão mais precisa e detalhada dos gastos federais com investimentos, superando as limitações dos sistemas tradicionais, como o Sistema Integrado da Administração Financeira (Siafi) ou ainda o Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor) e o SIGA Brasil do Senado Federal. A Infere utiliza uma metodologia de algoritmos desenvolvidos pela Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais (Dirur) do Ipea para aprimorar a regionalização dos dados.  “Isso é muito importante para a Política de Desenvolvimento Regional, capitaneada pelo MIDR pois, a partir de uma análise de para onde esses investimentos estão indo, conseguimos redirecionar os nossos instrumentos de planejamento, de financiamento, para que, de fato, eles cheguem às regiões que mais precisam”, avalia Adriana.

O sistema reclassifica informações que antes apareciam como "não informadas" ou "nacionais", utilizando dados adicionais do Siafi. Ele dispõe de dois produtos importantes para a comunidade: um painel com foco na localização dos investimentos, como obras, ou na destinação geográfica de máquinas e equipamentos adquiridos pelo Governo Federal. “É muito importante a gente confrontar esses dados que a plataforma Infere levanta com, por exemplo, as áreas prioritárias da PNDR, como o Semiárido, a faixa de fronteira, a região do entorno do Projeto São Francisco e o Vale do Jequitinhonha. Estas são, hoje, sub-regiões priorizadas", avalia a secretária da SDR.

Segundo Adriana Melo, será possível agora identificar quanto desses recursos está indo para a Amazônia e para o Nordeste, que são, de acordo com ela, locais que ainda apresentam baixos indicadores de desenvolvimento e que precisam que as políticas públicas cheguem.

Por meio dessa plataforma, o MIDR e o Ipea buscam avançar na estimativa da Formação Bruta de Capital Fixo dos estados brasileiros, um indicador essencial para a elaboração de modelos de simulação macroeconômica. 

O lançamento da Infere ocorreu durante o painel no Seminário que fez parte das comemorações dos 60 anos do Ipea, em setembro. Para conhecer a plataforma, acesse: https://www.ipea.gov.br/portal/infere 

Fonte: MIDR

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo os estados e regiões com base nos orçamentos Fiscal e da Seguridade Social entre 2001 e 2020. A plataforma Infere, Investimentos Federais Regionalizados, foi lançada a partir de uma parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea. O objetivo da iniciativa é proporcionar uma visão mais precisa e detalhada dos gastos federais com investimentos, superando as limitações dos sistemas tradicionais. Segundo a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, o lançamento contribui com a Política de Desenvolvimento Regional, a PNDR, capitaneada pelo ministério.

“Então, assim, a gente consegue visualizar nessa plataforma para onde estão indo os investimentos em políticas públicas do governo federal, para que regiões seriam as mais contempladas com esses investimentos e as que seriam menos contempladas. Isso é muito importante para a política de desenvolvimento regional, que é capitaneada pelo MDR, exatamente porque, a partir de uma análise de onde esses investimentos estão indo, para onde esses investimentos estão indo, a gente consegue redirecionar os nossos instrumentos de planejamento, de financiamento, para que, de fato, eles cheguem às regiões que mais precisam.”

LOC.: Adriana Melo destaca que será possível, agora, identificar quanto desses recursos estão indo para a Amazônia e para o Nordeste. Segundo ela, esses são locais que ainda apresentam baixos indicadores de desenvolvimento e que precisam que as políticas públicas cheguem, bem como outras regiões contempladas pela Política de Desenvolvimento Regional.

“É muito importante a gente confrontar esses dados que a Plataforma Inferi levanta com, por exemplo, as áreas prioritárias da PNDR, como são o semiárido, a faixa de fronteira, as REITs, também a região do entorno do Projeto São Francisco, o Vale do Jequitinhonha, que são, hoje, sub-regiões priorizadas. E também a gente consegue identificar quanto desses recursos estão indo para a Amazônia, quanto desses recursos estão indo para o Nordeste, que são aquelas regiões que ainda apresentam baixos indicadores de desenvolvimento e que precisam, por isso, que as políticas públicas cheguem nelas, nessas regiões.”

LOC.: Para saber mais ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional e Territorial, acesse [midr.gov.br](http://midr.gov.br "‌")
 Reportagem, Mayra Christie.