
Voltar
LOC.: Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo os estados e regiões com base nos orçamentos Fiscal e da Seguridade Social entre 2001 e 2020. A plataforma Infere, Investimentos Federais Regionalizados, foi lançada a partir de uma parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea. O objetivo da iniciativa é proporcionar uma visão mais precisa e detalhada dos gastos federais com investimentos, superando as limitações dos sistemas tradicionais. Segundo a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, o lançamento contribui com a Política de Desenvolvimento Regional, a PNDR, capitaneada pelo ministério.
“Então, assim, a gente consegue visualizar nessa plataforma para onde estão indo os investimentos em políticas públicas do governo federal, para que regiões seriam as mais contempladas com esses investimentos e as que seriam menos contempladas. Isso é muito importante para a política de desenvolvimento regional, que é capitaneada pelo MDR, exatamente porque, a partir de uma análise de onde esses investimentos estão indo, para onde esses investimentos estão indo, a gente consegue redirecionar os nossos instrumentos de planejamento, de financiamento, para que, de fato, eles cheguem às regiões que mais precisam.”
LOC.: Adriana Melo destaca que será possível, agora, identificar quanto desses recursos estão indo para a Amazônia e para o Nordeste. Segundo ela, esses são locais que ainda apresentam baixos indicadores de desenvolvimento e que precisam que as políticas públicas cheguem, bem como outras regiões contempladas pela Política de Desenvolvimento Regional.
“É muito importante a gente confrontar esses dados que a Plataforma Inferi levanta com, por exemplo, as áreas prioritárias da PNDR, como são o semiárido, a faixa de fronteira, as REITs, também a região do entorno do Projeto São Francisco, o Vale do Jequitinhonha, que são, hoje, sub-regiões priorizadas. E também a gente consegue identificar quanto desses recursos estão indo para a Amazônia, quanto desses recursos estão indo para o Nordeste, que são aquelas regiões que ainda apresentam baixos indicadores de desenvolvimento e que precisam, por isso, que as políticas públicas cheguem nelas, nessas regiões.”
LOC.: Para saber mais ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional e Territorial, acesse [midr.gov.br](http://midr.gov.br "")
Reportagem, Mayra Christie.