LOC.: A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ouve testemunhas e realiza diligências investigativas com o objetivo de localizar as duas fontes de Césio-137, que foram retiradas de dentro da planta industrial de mineração de uma mineradora. no município de Nazareno (MG).
O diretor da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (DRS/CNEN), Alessandro Facure. garante que a CNEN está acompanhando o andamento das investigações.
TEC./SONORA: Alessandro Facure, diretor da DRS/CNEN
“Para caso a fonte seja localizada, para que possamos atuar no recolhimento e na restituição desse material aos seus proprietários”
LOC.: O diretor explica que o césio-137 é um isótopo radioativo que é empregado na construção de fontes radioativas que são utilizadas na área médica ou em processos industriais, como era o caso da mineradora de Minas Gerais.
O professor de engenharia química do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Alan Machado, explica que caso manipulado de maneira inadequada, o césio-137 pode causar danos à saúde.
TEC./SONORA: Alan Machado - Professor
“A exposição ao césio-137 é altamente perigosa aos seres vivos, pois pode causar queimaduras, náuseas, problemas neurológicos, câncer e ainda pode levar à morte.”
LOC.: Por meio de nota, a PCMG afirmou ao Brasil 61 que foi instaurado um inquérito policial para apurar as circunstâncias, a motivação e a autoria de um possível furto de duas cápsulas contendo material Césio 137.
Reportagem, Sophia Stein