Foto: Divulgação/Sebrae
Foto: Divulgação/Sebrae

PEQUENOS NEGÓCIOS: Clínica de fisioterapeutas prospera com aprimoramento de gestão

Da quase falência à expansão dos negócios, com novas filiais e prêmio de competitividade de micro e pequenas empresas. Conheça a história dos fisioterapeutas Warlem e Erica Carreiro, de Cariacica (ES)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Há vinte anos, Warlem e Erica Carreiro realizaram o sonho do próprio negócio. Ali começava a história do casal de fisioterapeutas de Cariacica, Espírito Santo, com a Clínica Evoluir. Por um tempo, tudo correu bem e eles conseguiram comprar uma sede própria. 

Mas o casal tinha pouca experiência nos processos administrativos. Faltava um fator tão importante para o sucesso dos negócios, o planejamento. Isso quase levou a clínica à falência. Como saída, Warlem buscou aprimoramento da gestão empresarial.

“A gente se descontrolou completamente. E aí, foi nesse momento que surgiu o Sebrae na nossa vida. Chego até a me arrepiar aqui quando a gente começa a pensar em tudo que a gente já estudou no Sebrae.”

O casal fez cursos, participou de palestras e contratou consultorias. Em 2013, colheram os primeiros frutos: a quase falida Clínica Evoluir dos anos anteriores cresceu e ganhou o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Para Warlem, receber esse reconhecimento foi fundamental para seguir em frente.

“Foi exatamente quando a gente definiu montar uma filial. Instalar uma filial na capital, em Vitória, isso em 2013. Hoje, poder olhar para esse material e ver a realização dele numa unidade modelo com mais de mil metros quadrados, dentro da capital, é fantástico. A gente tem a cultura de se manter sempre inovando, sempre tendo esse olhar de futuro.”

Atualmente, a Clínica Evoluir conta com 100 funcionários, três unidades em três municípios diferentes na Grande Vitória e cobre 25 especialidades. Warlem e Erica também fazem parte dos 20% de empreendedores capixabas que possuem ensino superior. Segundo o Sebrae, quanto maior a escolaridade dos empreendedores, maior é a chance de sobrevivência dos negócios. 

Para o futuro, o casal quer levar o nome do seu negócio à risca e continuar evoluindo.

Sebrae, há 50 anos ao lado de quem fez história ontem, constrói o hoje e cria o futuro todos os dias.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.