LOC: O Governo Federal vai repassar mais de 20 milhões de reais para a continuidade das obras da Adutora do Agreste Pernambucano. A estrutura é complementar ao Eixo Leste do Projeto de Transposição do Rio São Francisco e vai beneficiar, na primeira etapa, cerca de 1 milhão e trezentas mil pessoas em 23 cidades de Pernambuco.
O investimento do Governo Federal na primeira etapa da adutora é de mais de um bilhão e duzentos milhões de reais. Desse total, quase 290 milhões foram repassados desde 2019
Durante a cerimônia de anúncio dos recursos, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, reforçou as principais ações da Pasta para ampliar o acesso à água para a população.
SONORA DANIEL
“A Adutora do Agreste é mais uma das obras que a gente está com um conjunto de obras paralelas que levam as águas mais longe. As Vertentes Litorâneas são uma, a Adutora do Agreste é outra. Elas, em conjunto, vão totalizar três mil quilômetros de canal e vão atender muito mais brasileiros e muito mais nordestinos ainda”
LOC: A Adutora do Agreste Pernambucano tem como principal fonte o Ramal do Agreste, considerada a maior infraestrutura para entrega de água do Rio São Francisco para Pernambuco.
O secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, também destacou a importância da obra.
SONORA SÉRGIO COSTA
“O Ministério do Desenvolvimento Regional tem a água como prioridade. Levar a água para o Nordeste brasileiro é uma prioridade nossa. Nós temos que levar desenvolvimento para o Nordeste, nós temos que levar saúde".
LOC: Para saber mais sobre as ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Manuela Rolim