LOC.: Mais de quarenta por cento da população adulta do Paraná têm débitos vencidos e estão na dívida ativa, por conta de tributos e multas não pagos nos prazos fixados. É o que apontam dados do Serasa. Para que micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e empreendedores informais regularizem seus negócios, a Fomento Paraná oferece a oportunidade de renegociação aos clientes com parcelas de empréstimos em atraso ou inadimplentes. As condições facilitadas estarão disponíveis até primeiro de setembro.
O advogado tributarista Janssen Murayama afirma que uma renegociação é positiva tanto para contribuintes como para o governo.
TEC/SONORA: advogado tributarista, Janssen Murayama
“Essa medida de renegociação de dívidas ela é sempre bem-vinda por um lado, porque ela traz uma arrecadação imediata para o governo do Paraná. Então é importante para os contribuintes que queiram se regularizar e obter certidão positiva,com efeito negativo. Então eu teria uma certidão de regularidade fiscal para operar, para obter financiamentos, para participar de licitações, então é para aqueles contribuintes que estão endividados e querem parcelar seus débitos é muito bem-vindo e isso traz de positivo para o governo do Paraná uma arrecadação imediata".
LOC.: Os interessados também têm a opção de estender os prazos de pagamento, o que contribui para a redução do valor das parcelas. É possível, inclusive, fazer um novo parcelamento de dívidas anteriores com saldo de até cinquenta mil reais. Há também a possibilidade de solicitar a extensão do prazo de pagamento por até sessenta meses e efetuar o pagamento da primeira parcela do financiamento em até sessenta dias.
Para mais informações, acesse fomento.pr.gov.br.
Reportagem, Daniela Gomes