LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deu início, na terça-feira, 22 de outubro, aos testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, na Paraíba.
A água do Rio São Francisco saiu da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar se as estruturas recém-construídas estão funcionando adequadamente.
O Ramal do Apodi, obra do Novo PAC, começa na estrutura de controle na Barragem Caiçara, localizada na Paraíba.
Com extensão de 115 quilômetros e 500 metros, se desenvolve pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, chegando ao reservatório da Barragem Angicos, no município de José da Penha.
No total, 54 cidades serão atendidas, alcançando uma população de aproximadamente 750 mil pessoas.
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica a importância dos testes no primeiro trecho do Ramal do Apodi.
"Qualquer obra de segurança hídrica ou obra que exija um aferimento técnico para que possamos testemunhar que a estrutura está sendo feita, que o objetivo daquela obra vai ser cumprido, que a entrega da água na casa das pessoas, nas propriedades das pessoas, ele é fundamental. Então, uma vez parte da obra pronta, essa são 30 km de 115, então é importante fazer o teste porque estando tudo ok, já começa também a prestar os serviços às comunidades da Paraíba, e futuramente do Rio Grande do Norte e do Ceará."
LOC: O Ramal do Apodi está em execução e alcançou avanço físico de 65 por cento das obras totais, com investimento previsto de 1 bilhão e 700 mil reais pelo Governo Federal.
Para saber mais ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Petronilo Oliveira