LOC.: Com o apoio dos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) cerca de 34 agricultores dos municípios de Anajás e Melgaço no estado do Pará receberão o apoio de mais de R$ 1 milhão para a produção de açaí, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), linha “Floresta”.
Para o professor de economia, Pierre Oberson esse tipo de crédito é muito importante para a economia local.
TEC/SONORA: Pierre Oberson - Economista
“Em geral são produtores pequenos que não tem acesso a outras fontes de crédito, não preço, então consegue um crédito mais barato, consegue então alavancar a sua produção, tem uma taxa de juros bastante baixa, atrativa e com prazo de carência relativamente alto, então facilita. Essa situação e aí pro município como um todo a vantagem é melhorar claro, a vida da sua população, fazer com que a economia gire de forma mais eficaz, também depois tem toda uma cadeia que é incentivada né. Então para economia local isso é muito relevante."
LOC.: Os recursos serão liberados pelo Banco da Amazônia e os beneficiários terão carência de três anos, prazo de sete anos para pagamento com juros de 5% ao ano e quitação de uma parcela anual.
Reportagem, Daniela Gomes