Foto: Paolla Gualberto/Sesa
Foto: Paolla Gualberto/Sesa

Pará: mais de 2 mil casos de tuberculose foram confirmados apenas este ano no estado

Para o controle da doença, a prefeitura de Belém vai implantar o tratamento da tuberculose e realizar o teste CD4 Carga Viral em mais um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE PARÁ


Apenas este ano, cerca de 2.306 casos de tuberculose foram notificados no estado do Pará. Com o crescente número da doença, a prefeitura de Belém vai implantar o tratamento da tuberculose e realizar o teste CD4 Carga Viral, que é o exame confirmatório do vírus HIV no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na tv. Rui Barbosa, no bairro do Reduto. 

A iniciativa da implantação será feita juntamente com Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Hospital Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde.

Atualmente, o único local no município que realiza a testagem para os usuários do SUS é o Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), que também atende pessoas de outras cidades e tem registrado problemas no atendimento.

O coordenador de controle de tuberculose, Cleison Martins explica que o ideal é que o diagnóstico da tuberculose seja feito em até sete dias desde os primeiros sintomas.  

“O diagnóstico da tuberculose é fundamental tanto para detecção de casos novos quanto para controle da doença. É importante que o diagnóstico ocorra de forma mais breve possível para o controle da doença”, explicou o coordenador. 

Além do diagnóstico, começar o tratamento imediatamente é a única forma de evitar a transmissão e a morte de pacientes com a doença, como destacou Cleison Martins.

“A partir do diagnóstico pode se iniciar imediatamente o tratamento, então logo o paciente inicia o tratamento, se esse tratamento for eficaz, em um mês ele já deixa de ser bacilífero, quebrando a cadeia de transmissão da doença além de evitar também a deterioração clínica e até mesmo o óbito desse paciente”, destacou. 

O objetivo do novo projeto é ampliar a carteira de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com equipamentos de quarta geração para testagem de HIV/AIDS, que podem realizar vários testes ao mesmo tempo; implantação de testes moleculares rápidos para detecção de clamídia e gonococo em pacientes sintomáticos e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis para a população. 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Rayssa Gorbachofh é referência no atendimento e testagem para o diagnóstico de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais no estado. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Tuberculose: 

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a TB pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios e vários outros órgãos e tecidos. A transmissão ocorre por via aérea a partir da inalação de aerossóis, contendo os bacilos, que são expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculosepulmonar ou laríngea. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.