Data de publicação: 09 de Junho de 2023, 20:00h
LOC.: O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), anuncia que está realizando sistemas de abastecimento de água, no município de Soure, no Marajó.
Uma pesquisa realizada pela consultoria GlobeScan mostra que 81% dos brasileiros estão muito preocupados com a escassez de água potável. O percentual é bem acima da média mundial de 58%.
O diretor-presidente e fundador do Instituto Água Sustentável, Everton Oliveira, adverte que a utilização da água no Brasil é feita de maneira equivocada e pode levar a graves problemas nos próximos anos.
TEC/SONORA: Everton Oliveira - diretor-presidente e fundador do Instituto Água Sustentável
“Nós usamos os recursos de forma insustentável por dois motivos. Um, porque nós usamos os recursos, trocamos ele de lugar, ou seja, eu pego a água de um determinado lugar e não necessariamente eu retorno para o mesmo lugar. E segundo que a gente usa a água e, ainda assim, nós degradamos. A qualidade melhor, da água original, fica piorada. Nós estamos tendo duas frentes, uma em quantidade, ou seja, na sua distribuição e localização, que é insustentável, e outra na sua qualidade."
LOC.: Para alcançar esse objetivo é preciso melhorar as condições de vida da população. No Pará, por exemplo, estão sendo realizadas obras de construção de sistemas de abastecimento de água em diversos municípios das 12 Regiões de Integração.
Reportagem, Daniela Gomes