LOC.: Em 2023, 81% dos jovens entre 18 e 24 anos optaram pelo pagamento por aproximação, revela pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
A tecnologia de pagamento por aproximação lidera o crescimento, com aumento de 66,3% no terceiro trimestre de 2023. Essa modalidade movimentou mais de 256 bilhões de reais no ano passado, de acordo com a Abecs.
Pela primeira vez, as transações presenciais com a tecnologia de aproximação superaram as realizadas com o cartão tradicional. Representaram mais da metade das transações em setembro de 2023.
Apesar da popularidade, especialistas alertam para os riscos de crimes cibernéticos relacionados ao pagamento por aproximação.
O advogado Luiz Augusto D’Urso destaca que vírus podem manipular as máquinas de cartão. Esse vírus bloqueia o pagamento por aproximação e expõe os consumidores a roubos de dados, como senhas e códigos de verificação.
TEC./SONORA: advogado especialista em direito digital, Luiz Augusto D’Urso
“Primeiro eles desativam aquele sistema de pagamento por aproximação para obrigar o consumidor a inserir o seu cartão na maquininha e digitar a sua senha. Ao fazer isso lamentavelmente essa máquina que já está programada para subtrair essas informações será utilizada para depois acessar esses dados coletados indevidamente”
LOC.: Segundo Luiz Augusto D’Urso, ao enfrentar problemas na máquina, os usuários devem cancelar a operação e optar por outra forma de pagamento.
Já o advogado Bruno Feldens destaca que, com o avanço tecnológico, criminosos adaptam técnicas cada vez mais sofisticadas. Ele orienta que as vítimas denunciem, aumentando as chances de a polícia rastrear os criminosos.
TEC./SONORA: advogado especialista em direito penal, Bruno Feldens
“Quanto mais vítimas fizerem o registro do fato maior a chance da polícia conseguir chegar até os criminosos porque a partir da pluralidade de vítimas as investigações podem tomar um caminho mais fácil de ser seguido”,
LOC.: O crime é classificado como furto mediante fraude, sujeito a uma pena de até 8 anos de prisão.
O relatório da Abecs revela que os pagamentos com cartões cresceram 9% e movimentaram 939 bilhões de reais no 3º trimestre de 2023.
Reportagem, Lívia Azevedo