LOC.: O novo Bolsa Família começa a ser pago nesta segunda-feira (20) para quem tem o Número de Identificação Social, o NIS, com final 1. Os depósitos do programa vão ser feitos até o dia 31 deste mês, seguindo a ordem do NIS. O benefício mantém o valor de 600 reais por família, com adicional de 150 reais por criança de até seis anos, e um extra de de 50 reais por membros de sete a 18 anos incompletos e mulheres gestantes.
A diarista Suane Costa Lima mora no Gama (Distrito Federal) e afirma que o programa é importante para ela, já que ajuda nas despesas da família.
TEC./SONORA: Suane Costa Lima, diarista, moradora do Gama (Distrito Federal)
"Já junto, já pago aluguel, já pago água, luz. Já compro alimento e dá para comprar algo para os meus filhos."
LOC.: Para receber o benefício, a família deve ter uma renda mensal de até 218 reais por pessoa, e estar cadastrada no Cadastro Único. Ainda é necessário que membros de 4 a 18 anos mantenham uma frequência escolar. Todos precisam estar com carteiras de vacinação atualizados. Gestantes devem seguir o acompanhamento pré-natal.
De acordo com o ministro Wellington Dias, o Bolsa Família busca facilitar o acesso à saúde e educação, além de interromper ciclos históricos de pobreza para abrir novas oportunidades.
TEC./SONORA: Ministro Wellington Dias
"Ninguém quer viver na pobreza, se alguém é rico, quer ser mais rico ainda, se alguém já está na classe média, quer melhorar a renda. Imagine os mais pobres? Esse é que quer uma oportunidade, e o bolsa família volta abrindo mais oportunidades.”
LOC.: O cadastro no Bolsa Família abre, automaticamente, uma conta digital sem custos adicionais. O depósito é feito nessa conta, e o responsável pela família recebe um cartão para sacar o dinheiro mensalmente. Cartões e senhas utilizados para o saque do Auxílio Brasil continuam sendo válidos para quem recebe o Bolsa Família.
Reportagem, Nathália Guimarães.