Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Olhar diretamente para o sol pode causar cegueira?

Olhar diretamente para o sol pode prejudicar a nossa visão? Neste episódio, a oftalmologista Dra. Laura Braga nos dará mais detalhes

Salvar imagem

Olhar diretamente para o sol pode prejudicar a nossa visão? Neste episódio, a oftalmologista Dra. Laura Braga nos dará mais detalhes. 

Olhar diretamente para o sol pode, sim, causar danos à visão. Essa perda ocorre por conta de lesões na retina, uma estrutura localizada no fundo do olho. Geralmente após longa exposição à luz ultravioleta.

Essa condição é conhecida como retinopatia solar, e pode ocorrer ao entrar em contato direto à luz ultravioleta sem proteção adequada, seja ao observar um eclipse solar, passar um dia ensolarado na praia ou trabalhar com solda sem proteção adequada.

Os sintomas aparecem algumas horas após a exposição e podem incluir visão embaçada ou distorcida, perda da visão central (leve ou moderada, podendo levar à cegueira) ou percepção alterada das cores.

Normalmente, a visão tem melhora espontânea entre um e seis meses após o evento que causou o problema, mas algumas sequelas, como visão distorcida e perda da visão central, podem ser permanentes.

Esses casos não possuem tratamento, portanto é de extrema importância prevenir-se. Para evitar essa situação, não olhe diretamente para o sol e utilize óculos com proteção UV.

Para mais informações, assista ao vídeo do canal Dr. Ajuda.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.