Chuvas devem ocorrer apenas nos extremos do Brasil durante a semana

Frente fria acende alerta para declínio de temperaturas no Sul, Sudeste e em parte de Mato Grosso do Sul

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Seu navegador não suporta áudio HTML5

Áudio (01:56s)


A próxima semana será marcada pelo outono já bastante característico e diminuição das chuvas em boa parte do Brasil. O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cléber Souza informa que no início da semana haverá frente fria atuando na região Sul, que deve avançar pela região Sudeste. Assim, são esperadas chuvas significativas nessas regiões e em parte de Mato Grosso do Sul. 

“Já como é típico no Nordeste, que é chuvoso, a estação do Leste do Nordeste, as chuvas se concentram no litoral entre Salvador e Rio Grande do Norte. Podem ter chuvas significativas ao longo da próxima semana nessas áreas”, ressalta.

O meteorologista informa que na região Norte as chuvas também começam a diminuir e ficam mais localizadas nos extremos da região, ocorrendo principalmente no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e em algumas áreas do Pará. Essas chuvas podem ser fortes e  acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. 

Alertas

Os alertas ficam para os extremos do Brasil, ou seja, chuvas intensas nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Amapá e Leste da região Nordeste entre Salvador e Rio Grande do Norte. 

A frente fria que passa no início da semana acende alerta para declínio de temperaturas no Sul, Sudeste e em parte de Mato Grosso do Sul ao longo do dia. 

A baixa umidade também gera alerta no centro do país no período da tarde, principalmente nos horários entre 12h e 18h. 

Cléber Souza expõe que a baixa umidade no ar “é típico da estação do outono indo para o inverno o domínio dessa massa de ar continental no centro do Brasil, impedindo que os sistemas cheguem a atuar. E ela predomina, mantendo a estiagem e favorecendo a secura e baixa umidade típica da estação do outono”, explica

O meteorologista orienta aos moradores das áreas suscetíveis a alertas que fiquem atentos aos avisos da Defesa Civil. Para se proteger do frio, é importante além de se agasalhar, evitar a exposição aos ventos, principalmente nas primeiras horas do dia, onde a temperatura é mais baixa e os ventos mais intensos.

Pensando em pegar a estrada?

O coordenador de comunicação institucional da Polícia Rodoviária Federal, Mateus de Paula, orienta os motoristas que vão pegar as estradas do Brasil durante a semana a estarem com a revisão do veículo em dia. “Verifique a situação do seu veículo, as condições do pneu, calibragem, a questão do sistema de iluminação, sistema de freio, enfim verificar se o veículo está em condições para fazer essa viagem que ele vai realizar”. O coordenador também alerta para que o motorista esteja devidamente descansado.
 

Veja Mais:

Pandemia mostrou importância de investir na cadeia produtiva de saúde e segurança sanitária
Covid-19: mais de 19 milhões de doses da vacina bivalente já foram aplicadas