Data de publicação: 29 de Dezembro de 2021, 17:55h
LOC.: Após ser diagnosticado com pneumonia viral, o cantor Zé Felipe, filho do sertanejo Leonardo, cancelou os shows que faria nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
O portal Brasil61.com conversou com Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e pesquisadora da Fiocruz no Rio de Janeiro sobre a doença.
A médica explica que a pneumonia pode ter origem bacteriana ou viral.
TEC./SONORA: Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia
“Se for uma pneumonia viral epidêmica ela vai contagiando de uma pessoa para outras, depende da taxa de transmissibilidade. As pneumonias bacterianas não são contagiosas de uma pessoa para outra. É um fenômeno de natureza individual. Algumas pneumonias virais são de alta contagiosidade e outras não. Depende de qual é o fator epidêmico, qual é o agente causador, se é transmissível e o quanto é transmissível.”
LOC.: Ainda de acordo com a especialista, o tratamento deve ser diferente para cada caso específico.
TEC./SONORA: Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia
“Uma pneumonia bacteriana se trata com antibiótico, e depende da gravidade. Existem dois tipos de pneumonia bacteriana, as que são adquiridas nas comunidades e as hospitalares. Dependendo da gravidade de cada uma delas, são tratadas com medicamentos antimicrobianos, antibióticos, na maioria das vezes via oral. Para as pneumonias virais evitamos o uso de antibióticos. São normalmente tratadas com uso de oxigênio, quando o paciente tem queda na oxigenação do sangue.”
LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da pneumonia são febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado e falta de ar.
Reportagem, Marquezan Araújo