O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, inauguraram na segunda-feira (24) o novo Escritório da ApexBrasil em Cuiabá (MT). A unidade, a primeira da agência no estado, funcionará na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e tem como missão ampliar a atração de investimentos estrangeiros e fortalecer o comércio exterior mato-grossense.
O evento contou com a presença dos adidos agrícolas brasileiros, responsáveis por apoiar a manutenção e expansão de mercados internacionais para o agronegócio nacional.
A criação do Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso faz parte da estratégia de descentralização da agência e reforça o alinhamento com o Ministério da Agricultura e Pecuária. A unidade permitirá acesso direto aos serviços de promoção comercial, inteligência de mercado e atração de investimentos estrangeiros diretos, contribuindo para ampliar a presença do agro brasileiro no exterior.
Durante a cerimônia, o ministro Carlos Fávaro destacou o papel estratégico do novo escritório. "O maior produtor de alimentos do Brasil, que é o maior do mundo, não tinha um escritório da ApexBrasil. Vamos abrir um escritório da ApexBrasil para ajudar os mato-grossenses a exportar mais e prosperar. Mato Grosso vai ganhar, os mato-grossenses vão ganhar", afirmou.
Fávaro ressaltou ainda a importância da iniciativa como símbolo da integração entre ministérios e a criação de novas oportunidades. "A parceria construída no governo do presidente Lula entre a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços abre novas possibilidades de negócios. São quase 500 novos mercados da agropecuária brasileira ampliados nos últimos três anos."
Fávaro enfatizou ainda a atuação conjunta da ApexBrasil e da rede de adidos agrícolas. "A ApexBrasil tem a vocação de aproximar o empresário brasileiro do comprador internacional. E o adido agrícola, ao ser demandado por uma empresa, identifica o importador no país de destino e promove esse encontro. Além disso, orienta sobre todo o procedimento exportador, documentação, tarifas, questões sanitárias. É um apoio completo, que leva o negócio até acontecer", disse.
Encerrando sua fala, destacou a importância da nova unidade para a economia regional. "Ter uma ApexBrasil aqui em Cuiabá, dentro da casa do produtor rural, na Famato, é a certeza de que vamos continuar estimulando o crescimento da economia do estado, que é o maior produtor de grãos, fibras e carnes do Brasil."
Expansão internacional e reconhecimento de Mato Grosso
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou a dimensão da expansão realizada pela agência nos últimos anos. "Estamos estruturando escritórios ao redor do mundo para representar quem exporta no Brasil e também para atrair investimentos. Ter agora um escritório em Cuiabá significa reconhecer que este estado tem um enorme peso no comércio exterior brasileiro. Um terço do superávit comercial do país, cerca de 60 bilhões de dólares, vem de Mato Grosso. É um estado que exporta muito e importa pouco. Trazer um escritório para cá é investir no potencial de ampliar ainda mais esses resultados", afirmou.
Desde 2023, ApexBrasil, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério das Relações Exteriores realizaram mais de 170 ações internacionais em 42 países, movimentando cerca de 18 bilhões de dólares em negócios projetados e atendendo mais de 3 mil empresas brasileiras.
Apoio ao setor produtivo
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, ressaltou que a presença da ApexBrasil dentro da sede da Federação vai fortalecer o setor agropecuário e abrir novas oportunidades. "A abertura deste escritório vai atrair mais investimentos e ampliar as exportações. É uma conquista importante, não só para a economia, mas para o comércio e para o futuro do estado. Vai beneficiar especialmente pequenos empresários e produtores, que agora terão orientação para inserir seus produtos no mercado internacional", destacou.
Representando os adidos agrícolas, Alessandra Cruvinel, atual adida no México, reforçou o papel diplomático e de cooperação internacional desempenhado pelos adidos brasileiros. "Grande parte do nosso trabalho é voltada à cooperação. Atuamos para construir pontes, esclarecer percepções e mostrar que o Brasil é um parceiro comprometido, que busca soluções conjuntas e relações equilibradas. Trabalhamos tanto para promover investimentos de empresas brasileiras no exterior quanto para atrair investimentos dos países onde estamos lotados para o Brasil".
Convênios e investimentos
Durante a cerimônia, foram assinados convênios estratégicos, totalizando mais de R$ 42 milhões em investimentos para fortalecer a promoção comercial e capacitar empresas mato-grossenses entre 2026 e 2028. As iniciativas incluem:
● Qualifica Exportação: consultoria especializada para 50 empresas com maturidade exportadora mais avançada.
● PEIEX (parceria com o Sebrae-MT): capacitação gratuita para 100 micro e pequenas empresas iniciarem exportações.
● Convênio com a UNEM: promoção global do etanol e farelo de milho brasileiros.
● Convênio com o IBRAFE: fortalecimento da presença internacional do feijão, pulses, gergelim e colheitas especiais.
● Convênio com a ABRAPA: promoção internacional do algodão brasileiro e avanço em certificações socioambientais.
No total, as ações prepararão 150 empresas mato-grossenses para competir com mais força nos mercados internacionais.