LOC: A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, determinou que as operadoras de telefone celular no País usem a tecnologia cell broadcasting para envio de alertas de desastres à população.
Com isso, os usuários que estiverem em áreas de risco passarão a receber mensagens diretamente na tela do telefone, mesmo sem estarem cadastrados.
As operadoras têm até 31 de dezembro de 2023 para a implantação da nova tecnologia, que vai complementar os serviços de avisos por SMS, Telegram, Google Alertas, TV por assinatura e WhatsApp, que já estão em funcionamento.
Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, destaca a importância da nova tecnologia no envio de alertas
TEC/SONORA: Tiago Molina Schnorr
“A tecnologia cell broadcasting representará um salto, um novo paradigma em termos de proteção. Ela não prevê a necessidade de cadastro. Ou seja, toda a população brasileira, a partir de uma situação crítica que seja detectada, vai receber, em seu celular, notificações e dicas de como se autoproteger em situações de desastres”
LOC: O novo sistema vai disparar alarme com aviso sonoro, mesmo se o celular estiver no modo silencioso. Além disso, a mensagem de alerta vai se sobrepor na tela independentemente do conteúdo que estiver em uso.
Para saber como se cadastrar nos serviços de envio de alertas, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas