Data de publicação: 31 de Março de 2020, 12:37h, Atualizado em: 31 de Março de 2020, 17:19h
Dados da Secretaria de Saúde de Roraima apontam que Mucajaí está entre os seis municípios com alta incidência de dengue. A cidade tem mais de 302 casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes da doença.
Em 2020, foram confirmados 6 casos da doença. Além disso, as autoridades de saúde locais registram 54 notificações.
O último informe da Secretaria de Saúde estadual mostra que Roraima confirmou 344 casos e notificou outros 1.198 casos neste ano. A média é de 197 casos para cada 100 mil habitantes. Em toda a região Norte, Roraima fica atrás apenas do Acre em taxa de incidência.
Para tentar reverter a situação, a Secretaria de Saúde de Mucajaí trabalha para eliminar os criadouros do mosquito. Além disso, a secretaria estadual capacita os agentes de saúde e endemias do município para o controle e a vigilância epidemiológica.
Rosângela Santos, gerente do Núcleo Estadual de Controle de Arboviroses da Secretaria de Saúde de Roraima, afirma que o município de Mucajaí está recebendo o fumacê para combater o mosquito da dengue na região.
“Temos um cronograma obedecendo a critérios epidemiológicos tanto na capital quanto nos municípios que apresentam alta incidência. Cantá e Mucajaí estão recebendo a visita do carro fumacê.”
Dos 15 municípios do estado, seis estão com alta incidência de dengue: Cantá, Normandia, São Luiz, Iracema, Uiramutã e Mucajaí. Esses municípios registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Outros quatro municípios estão com média e cinco estão com baixa incidência da doença.
O coordenador-geral de vigilância em Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, dá dicas de prevenção que a população deve fazer periodicamente para diminuir os criadouros do mosquito da dengue.
“A gente chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro do seu domicílio. Então, é importante estar atento à caixa d’água, se ela está aberta ou não, a limpeza das calhas, a verificação constante da presença de água em bandeja de ar-condicionado, geladeira, dos pratinhos de vasos de planta. Acondicionar adequadamente aqueles produtos que estão nos quintais, como garrafas, latas, que podem ser utilizadas”
De acordo com a Secretaria de Saúde de Roraima, novas ações serão feitas nos municípios com alta incidência de dengue no estado. Entre elas estão capacitar as equipes de controle vetorial e mobilizar a população por meio de campanhas publicitárias no rádio e em outros meios de comunicação para alertar sobre os cuidados para prevenir a dengue.

A luta contra o Aedes não pode parar. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.