Município de Mucajaí (RR) está com alta incidência de dengue

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


Dados da Secretaria de Saúde de Roraima apontam que Mucajaí está entre os seis municípios com alta incidência de dengue. A cidade tem mais de 302 casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes da doença. 

Em 2020, foram confirmados 6 casos da doença. Além disso, as autoridades de saúde locais registram 54 notificações. 

O último informe da Secretaria de Saúde estadual mostra que Roraima confirmou 344 casos e notificou outros 1.198 casos neste ano. A média é de 197 casos para cada 100 mil habitantes. Em toda a região Norte, Roraima fica atrás apenas do Acre em taxa de incidência. 

Para tentar reverter a situação, a Secretaria de Saúde de Mucajaí trabalha para eliminar os criadouros do mosquito. Além disso, a secretaria estadual capacita os agentes de saúde e endemias do município para o controle e a vigilância epidemiológica. 

Rosângela Santos, gerente do Núcleo Estadual de Controle de Arboviroses da Secretaria de Saúde de Roraima, afirma que o município de Mucajaí está recebendo o fumacê para combater o mosquito da dengue na região. 

“Temos um cronograma obedecendo a critérios epidemiológicos tanto na capital quanto nos municípios que apresentam alta incidência. Cantá e Mucajaí estão recebendo a visita do carro fumacê.”

Dos 15 municípios do estado, seis estão com alta incidência de dengue: Cantá, Normandia, São Luiz, Iracema, Uiramutã e Mucajaí. Esses municípios registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Outros quatro municípios estão com média e cinco estão com baixa incidência da doença. 

O coordenador-geral de vigilância em Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, dá dicas de prevenção que a população deve fazer periodicamente para diminuir os criadouros do mosquito da dengue. 

“A gente chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro do seu domicílio. Então, é importante estar atento à caixa d’água, se ela está aberta ou não, a limpeza das calhas, a verificação constante da presença de água em bandeja de ar-condicionado, geladeira, dos pratinhos de vasos de planta. Acondicionar adequadamente aqueles produtos que estão nos quintais, como garrafas, latas, que podem ser utilizadas”


De acordo com a Secretaria de Saúde de Roraima, novas ações serão feitas nos municípios com alta incidência de dengue no estado. Entre elas estão capacitar as equipes de controle vetorial e mobilizar a população por meio de campanhas publicitárias no rádio e em outros meios de comunicação para alertar sobre os cuidados para prevenir a dengue.



A luta contra o Aedes não pode parar. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.