Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

MS: cerca de 100 mil motociclistas podem pedir perdão de dívidas de IPVA no estado

O perdão poderá ser concedido a todos os proprietários que têm motos de até 162 cilindradas com dívidas de IPVA com data até 31 de dezembro de 2021

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Cerca de 100 mil motociclistas — de motos até 162 cilindradas — podem ter os débitos dos últimos cinco anos (2017 a 2021), relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e às taxas de licenciamento perdoados. A anistia da dívida está prevista na Lei Estadual 5.802/2021, publicada em dezembro de 2021. 

De acordo com a diretora de Veículos do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Priscila Rezende, os veículos que têm débitos de licenciamento e de IPVA até 31/12/2021 estão contemplados com este perdão.

“O objetivo foi incentivar que mais de 140 mil veículos que estão nessa situação — e se enquadram em até 162 cilindradas — pudessem conseguir regularizar os seus débitos junto ao Detran. Esta lei estadual entrou em vigor em 2021. E não tem prazo para que você vá atrás do Detran para que consiga fazer essa regularização. Então a condição era que você pagasse os débitos de 2022, como nós estamos já em 2023, consequentemente, você tem que pagar 2022 e 2023”, explica.

Segundo o Detran-MS, 46.261 mil veículos já tiveram dívidas perdoadas desde o início da medida. Destes 41 mil aconteceram no ano de 2022, e outros 5,2 mil até setembro de 2023.

A diretora de veículos do Detran-MS destaca as principais vantagens da medida. “Para o cliente é uma facilitação para que ele ande regularmente com os seus tributos em dia.  Diminui o número de inadimplentes no estado, então, consequentemente, se a pessoa está há alguns anos sem recolher os seus impostos e transitando em via pública de forma irregular, ela vai ter a possibilidade de andar segura, regular, não vai sofrer e ter o risco da retenção e apreensão do seu veículo nos nossos pátios”, afirma.

“Por mais que a gente esteja perdoando dívidas de anos anteriores, a gente vai estar com o recolhimento do imposto veicular, o IPVA e do licenciamento 2022. A gente vai receber algo que há anos não está sendo regularizado”, completa Rezende.

A diretora ainda explica como os cidadãos que se enquadram na medida podem aderir ao benefício. “Muitos dos nossos serviços hoje são online. No entanto, esse serviço de ter o benefício da remissão do perdão das dívidas obrigatoriamente você precisa ir até uma agência nossa para que o nosso atendente verifique junto a Secretaria de Fazenda. Então basta ir em alguma das nossas agências e solicitar que nosso atendente faça análise se você se enquadra nos requisitos para conseguir o benefício”, diz.

Mato Grosso do Sul: Nota MS Premiada distribui R$ 300 mil em prêmios mensais

CNH MS Social: convocados têm até sexta-feira (6) para iniciar processo de habilitação no estado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.