Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

Miradouro, em Minas Gerais, vai receber R$ 133 mil para ações de defesa civil

Afetado por chuvas intensas, município usará os recursos na construção de muro de contenção

ÚLTIMAS SOBRE DESASTRES NATURAIS


A cidade de Miradouro, em Minas Gerais, vai receber R$ 133 mil para ações de defesa civil. Os recursos serão destinados à construção de muro duplo de contenção com blocos de concretos. O município foi afetado por chuvas intensas.

A portaria com a liberação dos recursos foi publicada na edição desta segunda-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU). Confira neste link.

Como solicitar recursos federais

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira a lista completa dos cursos de capacitação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A cidade de Miradouro, em Minas Gerais, que foi atingida por fortes chuvas, vai receber mais de 130 mil reais para ações de defesa civil.

Os recursos serão usados na construção de um muro duplo de contenção, que utilizará blocos de concreto.

Em todo o país, estados e municípios com reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, explica de que forma os repasses podem ser aplicados.

TEC/SONORA: Daniel Ferreira

"Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação pras pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre"

LOC: A solicitação de recursos deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, que pode ser acessado em s2id.mi.gov.br.

Para mais informações, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Gabriel Navajas