Os ministérios das Comunicações e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar assinaram, nesta quarta-feira (19), dois acordos de cooperação técnica para beneficiar agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.
Os acordos são para viabilizar e garantir o acesso à internet em áreas rurais e a logística de transporte de produtos de agricultores familiares.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, os acordos assinados serão fundamentais para o desenvolvimento dessas localidades.
"Um milhão de brasileiros ainda não têm acesso a uma conectividade básica, a uma internet básica de qualidade. Sabemos o quanto isso tudo afeta as suas comunidades, as oportunidades de trabalho por crescimento. E não dá hoje para se falar em desenvolvimento no campo sem se falar em inclusão digital no campo. E é exatamente isso que a gente busca construir hoje aqui através desses acordos."
O ministro também destaca o acordo com os correios visando a logística para transporte da produção da agricultura familiar.
"Quero lembrar aqui que o nosso compromisso vai além de levar conectividade. Hoje estamos também assinando esse acordo com os Correios, que trata de buscar criar mecanismos facilitadores para comercialização e entrega de produtos produzidos. Através da agricultura familiar. Isso significa que além de levar internet para esses agricultores, estamos garantindo também que suas produções cheguem aos mercados de forma mais rápida e eficiente, fortalecendo a economia desses localidades."
Ambos os acordos têm vigência de 24 meses, podendo ser prorrogados.