LOC: No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira, 5 de junho, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, e a BioTec-Amazônia fecharam parceria para a implantação, no estado do Amapá, de Centros de Desenvolvimento Regional nas áreas de biotecnologia e bioeconomia.
A parceria integra o Programa de Bioeconomia para o Desenvolvimento Regional, o BioRegio, que se encontra em fase de consulta pública e será lançado pelo MIDR ainda neste mês. A iniciativa busca incentivar a inovação, o investimento e a geração de emprego e renda a partir da bioeconomia, especialmente nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado.
Presente à cerimônia, o ministro Waldez Góes explicou de que forma a BioTec deve cooperar com a iniciativa.
TEC/SONORA: Waldez Góes
“Nós, do MIDR, já começamos a estruturar as cadeias do pescado e do açaí e, em breve, faremos o mesmo com os laticínios e o mel. A BioTec será responsável por fazer a relação entre a iniciativa privada e as instituições de pesquisas e universidades. Assim, saímos da fase de pesquisas básicas e partimos para as pesquisas aplicadas, para assim construir ferramentas que serão importantes para a geração de emprego e renda na região”
LOC: O projeto no Amapá vai contemplar os setores farmacêutico, de biocombustíveis, alimentício e de cosméticos. Entre os objetivos está o fortalecimento das cadeias produtivas do açaí, cacau, palma de óleo, mandioca e pescado, envolvendo certificação, engenharia genética, rastreabilidade e novas tecnologias, entre outros serviços.
Para saber mais sobre as ações do MIDR em políticas de desenvolvimento regional e territorial, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Marcus Pereira