Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MG: Secretaria de Saúde prorroga até sexta-feira (10) a Campanha de Multivacinação

As vacinas estão disponíveis em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) mineiras

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Campanha de Multivacinação em Minas Gerais foi prorrogada até esta sexta-feira (10) em todo o estado, segundo a Secretaria de Saúde do estado (SES - MG). São cerca de 18 vacinas disponíveis em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) mineiras para garantir a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Vital Fernandes Araújo, clínico geral, destaca a importância de atualizar o cartão de vacinação. “A vacinação, sem sombra de dúvidas, foi um dos maiores avanços que nós tivemos na humanidade, na prevenção de doenças graves que no passado causaram muitas mortes e sofrimento”, afirma.

De acordo com a SES - MG, para crianças  com menos de 7 anos, estão disponíveis vacinas contra BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

Já para crianças a partir dos 7 anos e adolescentes, as vacinas disponíveis incluem hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Vital ainda destaca que a vacinação é um ato de responsabilidade social que protege quem a toma, a família e a comunidade, porque diminui a circulação das doenças. “As vacinas são substâncias que estimulam nosso sistema imunológico a produzir defesa contra agentes causadores de doenças, principalmente contra vírus e bactérias. Com isso nós evitamos surtos  e epidemias”, completa.

Cobertura vacinal

Segundo a SES - MG, as áreas que bateram a meta da cobertura vacinal (90%) este ano foram: Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e sul, sudoeste, oeste e norte de Minas Gerais.

Em Minas Gerais, a cobertura vacinal contra a poliomielite para menores de um ano ficou em 83% em 2022. A meta é atingir 95% de cobertura para este público. A cobertura está em 24% de acordo com os últimos dados divulgados nesta terça-feira (7).

Para febre amarela, o índice foi de cerca de 75% em 2022 e está em 25% em 2023. A cobertura da vacina pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B, ficou em 83% em 2022 e está em 24% em 2023.

Leia mais:

Minas Gerais registra 4.195.045 casos de Covid-19, desde o começo da doença

Receba nossos conteúdos em primeira mão.