LOC.: O mercado de carbono é um dos temas que dominou os debates durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, este ano realizada no Egito. E a visão da indústria brasileira sobre como implementar uma economia de carbono zero no mundo foi discutida no evento. Segundo o diretor para Amazônia da The Nature Conservancy Brasil, José Otávio Passos, há uma série de desafios hoje para as empresas brasileiras no que diz respeito à redução da emissão de carbono.
TEC/SONORA: José Otávio Passos, da TNC
“Para começar, a gente precisa entender que as empresas têm que encontrar formas para reduzir as emissões de carbono. São três desafios que essas empresas vão encontrar no mercado de carbono, o primeiro é como encontrar projetos, o segundo é como garantir a integridade deles e a terceira como manter a permanência do tempo dessas ações”.
LOC.: De acordo com o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Conselho Nacional da Indústria, a CNI, Davi Bomtempo, quando se fala em transição de economia de baixo carbono no país, é preciso levar em conta alguns eixos fundamentais como expansão das fontes renováveis, conservação florestal e políticas públicas domésticas.
TEC/SONORA: Davi Bomtempo, da CNI
“Hoje a CNI defende o mercado regulado de carbono sob a ótica do Cap and Trade - modelo de sistema de emissões defendido pela indústria para o mercado regulado de carbono - e é o que vem negociando dentro do Congresso Nacional por meio de um consenso que esteja aderente com suas bases industriais".
LOC.: Autor de um projeto de lei para fortalecer o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, o senador Alessandro Vieira acha importante debater na COP27 não apenas a questão do mercado de carbono e a redução de emissões, mas também outros temas pertinentes.
TEC/SONORA: Senador Alessandro Vieira
“A discussão do mercado de carbono é importantíssima nesse ambiente da COP27 e outros temas, como a garantia da água, combate à desertificação e também as metas de reduções gerais da emissão de carbono, Existe espaço para o Brasil em todas essas discussões e é muito importante que a gente tenha um ambiente renovável para que se possa implementar a possível recuperação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.
LOC.: A ideia da proposta apresentada pelo senador inclui ações de adaptação às mudanças do clima e redução de danos gerados por condições climáticas.