Data de publicação: 22 de Fevereiro de 2023, 14:00h
LOC.: O Ministério da Agricultura e Pecuária aguarda o resultado da contraprova de um caso suspeito de mal da vaca louca. A partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis.
Se houver a confirmação, as exportações de carne bovina para a China devem ser suspensas. A existência de um protocolo sanitário assinado entre os dois países em junho de 2015 obriga o Brasil a comunicar o caso a Pequim e promover um autoembargo nos embarques, com a suspensão imediata das exportações.
O embargo é temporário, mas o tempo de duração é indeterminado. O analista da consultoria Safras & Mercados, Fernando Iglesias, afirma que o caso atípico da doença gera preocupação no mercado brasileiro.
TEC./SONORA: Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercados
“Muito provavelmente nós vamos ver uma forte pressão de queda no mercado do boi. Está um mercado bastante pressionado. Recuando de uma maneira bastante contundente a B3 e uma mudança do comportamento da indústria frigorífica na compra de gado. Então são os primeiros sintomas que nós vamos ver no mercado. Enquanto não tivermos posicionamento por parte do nosso grande importador de carne bovina muito provavelmente não veremos uma atuação dos frigoríficos. Eles vão atuar de uma maneira bastante cautelosa. Diante do cenário que nós vivemos em 2021 foi um cenário bastante difícil realmente muito traumático. Então por conta dessas questões é bastante provável que nós vejamos realmente uma mudança da indústria no mercado já na quarta-feira de cinzas”.
TEC./SONORA: Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercados
“Muito provavelmente nós vamos ver uma forte pressão de queda no mercado do boi. Está um mercado bastante pressionado. Recuando de uma maneira bastante contundente a B3 e uma mudança do comportamento da indústria frigorífica na compra de gado. Então são os primeiros sintomas que nós vamos ver no mercado. Enquanto não tivermos posicionamento por parte do nosso grande importador de carne bovina muito provavelmente não veremos uma atuação dos frigoríficos. Eles vão atuar de uma maneira bastante cautelosa. Diante do cenário que nós vivemos em 2021 foi um cenário bastante difícil realmente muito traumático. Então por conta dessas questões é bastante provável que nós vejamos realmente uma mudança da indústria no mercado já na quarta-feira”.
LOC.: Ainda segundo o especialista, os casos atípicos costumam ser pontuais, mas podem igualmente causar restrições comerciais. Quando as exportações são suspensas por esse motivo, o Ministério da Agricultura envia dados às autoridades chinesas para que a situação de risco seja analisada, e as vendas de carne liberadas. O processo pode se arrastar por meses. Em 2021, por exemplo, o Brasil permaneceu sem enviar carne bovina à China entre setembro e dezembro. Na ocasião, o Brasil havia comunicado dois casos atípicos da doença.
Reportagem, Evelin Mendes