Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

MDR e parceiros lançam plataforma para troca de informações sobre desenvolvimento urbano sustentável

Cerimônia de inauguração da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS) ocorreu nesta quinta-feira (12)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, lançou a Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável, a ReDUS. A ferramenta vai integrar profissionais e ações voltadas à melhoria dos espaços urbanos em todo o Brasil.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destaca que a rede vai contribuir para a melhoria dos espaços urbanos por meio do compartilhamento de informações e experiências.

"Nós, do Ministério do Desenvolvimento Regional, apoiamos essa importante iniciativa, porque ela vai permitir que haja um compartilhamento das boas práticas existentes nas diferentes cidades brasileiras em outros lugares do mundo. Nós precisamos, cada vez mais, nas cidades inteligentes para racionalizar os nossos recursos que estão disponíveis."

Segundo o MDR, a rede vai ser a principal referência sobre conhecimento, práticas e soluções para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil. A ferramenta deverá reunir outras redes existentes, concentrando esforços e consolidando uma comunidade de conhecimento em desenvolvimento urbano sustentável.

Ulisses Maia, prefeito de Maringá (PR) e segundo secretário da Frente Nacional de Prefeitos, reforça o caráter colaborativo da iniciativa. "Apoiamos e participamos da plataforma ReDUS por ser uma iniciativa que fomenta o trabalho colaborativo, facilitando a construção de parcerias e interações entre o Poder Público, consolidando uma rede de conhecimento compartilhado de práticas e soluções em prol do desenvolvimento urbano sustentável no País."

A ReDUS é fruto de parceria entre o MDR, a Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ; a Frente Nacional de Prefeitos e entidades da sociedade civil.

A iniciativa integra o Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus), no eixo relacionado à gestão de conhecimentos e à difusão de práticas inovadoras. A expectativa é que rede ajude na disseminação dos produtos e resultados do Andus e na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.