LOC: O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, debateu nesta quarta-feira, 8 de dezembro, os impactos das mentorias realizadas em conjunto com municípios para elaborar estratégias locais de desenvolvimento urbano sustentável.
O debate integra a programação da Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que vai até a próxima sexta-feira, 10 de dezembro, com transmissão pelo canal do MDR no YouTube.
Com base na Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Andus, 18 cidades e um consórcio participaram das discussões sobre o processo de formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Entre os assuntos mais abordados, estão a densidade e o modelo de controle do uso do solo e o financiamento do desenvolvimento urbano sustentável.
Laís Andrade, coordenadora-geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, destacou o papel da Andus.
TEC/SONORA: Laís Andrade
“A equipe do Andus conseguiu dar suporte a muitos gestores e técnicos municipais, fomentar, de fato, uma rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável. E ter essa troca de experiência foi extremamente rica”
LOC: Na primeira fase do Projeto Andus, EM 2020, seis cidades participaram das reuniões de mentoria. Já na segunda fase, neste ano, foram selecionados 12 municípios e o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, o Cioeste.
Carlos Abraão, representante do Consórcio Cioeste, destacou as impressões que teve sobre o trabalho colaborativo.
TEC/SONORA: Carlos Abraão
“Achei muito interessante todo o processo de aprendizagem que passamos na mentoria porque conseguimos, também, entender as necessidades e fórmulas, metodologias e formas de trabalho de outras regiões do País com as quais nunca tivemos oportunidade de interagir", observou.
LOC: Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Manuela Rolim