Data de publicação: 15 de Fevereiro de 2022, 19:20h, atualizado em 15 de Fevereiro de 2022, 19:17h
LOC: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, atualizou o Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil. Lançada em 2021, a ferramenta reúne 84 iniciativas de sucesso promovidas por estados e municípios de todo o País. O objetivo é que essas ações possam ser replicadas em outros locais. Para isso, foram criadas novas funcionalidades, de maneira a facilitar o levantamento de informações e o contato com os responsáveis pelos projetos.
O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, reforça a importância do Banco de Boas Práticas para auxiliar entes públicos nas estratégias de proteção e defesa civil. Ele destaca que o MDR vem trabalhando para aprimorar a ferramenta.
TEC./SONORA: Cel. Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil
"Vários foram os municípios que manifestaram interesse em conhecer o Banco de Boas Práticas e têm procurado identificar nos 84 processos que foram aprovados aqueles que podem implementar ao longo do tempo em suas cidades. Então, nós estamos trabalhando na perspectiva de encontrar formas de avaliar a utilização do Banco e, inclusive, no futuro, premiar ou certificar as Defesas Civis que fizeram utilização dele."
LOC: As iniciativas do banco de boas práticas foram organizadas com base nos seguintes temas: Capacitação, Gestão Sistêmica, Mapeamento de Áreas de Risco, Núcleos Comunitários, Defesa Civil na Escola, Monitoramento e Alerta, Iniciativas para as Comunidades e Planos de Contingência.
A intenção do MDR é que seja formada uma rede de colaborações e troca de experiências entre as Defesas Civis dos estados e dos municípios do país.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Roberto Wagner