Foto: Reprodução/MDR
Foto: Reprodução/MDR

MDR apoia ação da Rota da Fruticultura Alagoana para expandir produção de umbu-cajá

Polo de Alagoas integra Programa Rotas de Integração Nacional. No último domingo (11), cerca de 150 famílias de agricultores participaram de ação para plantar mudas do fruto em Palmeira dos Índios (AL)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Produtores de umbu-cajá em Alagoas estão recebendo apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para aumentar a produção da fruta. Neste final de semana, cerca de 150 famílias que atuam no setor iniciaram um projeto para divulgar tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis, além de incentivar o plantio de pés de umbu-cajá.

A ação foi promovida pelo polo regional da Rota da Fruticultura Alagoana em Palmeira dos Índios.

Luciano Monteiro, presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios e coordenador do polo da Rota da Fruticultura no município, destacou o impacto do projeto em ampliar o alcance da Rota.

"É de grande importância para o desenvolvimento da Rota da Fruticultura Alagoana, porque, juntos, os produtores de fruta, as suas organizações, o poder público municipal e estadual poderão integrar todas as políticas públicas que gerarão emprego e renda no meio rural."

Já Manoel Barbosa, presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Palmeira dos Índios, destacou o impacto da ação para os produtores da cidade.

"É importante que a gente multiplique, que o que ele vem fazendo esse tempo todo é multiplicando. E, quando multiplica, é para outras pessoas tomarem conhecimento. E que é uma fruta que muita gente sobrevive do umbu-cajá. Não só para quem tem ela no seu sítio, mas para quem também transporta, quem vende. É uma cadeia de pessoas que, com isso, fazem o seu trabalho."

A Rota da Fruticultura Alagoana é um dos dois polos já instalados da projeto e abrange todas as cidades de Alagoas – a outra unidade atende municípios do Ceará. Além disso, outra unidade está sendo estruturada no Distrito Federal e no Entorno.

O MDR já aportou cerca de R$ 10 milhões para a implementação da Rota da Fruticultura Alagoana. Os investimentos contemplam a instalação de uma fábrica de processamento de frutas em Igaci (AL), a elaboração de um plano de negócios e a construção de viveiros para a produção de mudas.

Para saber mais sobre ações de desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.