LOC.: No primeiro trimestre de 2024, as principais reclamações dos clientes de bancos estavam relacionadas a irregularidades na cobrança de faturas de cartão de crédito, como estornos não realizados, cobranças indevidas e compras não reconhecidas feitas com cartões clonados. Foram registradas 1.892 reclamações no total. As informações foram divulgadas pelo Banco Central nesta quinta-feira, dia 25.
Em segundo lugar, com 856 registros, ficaram as reclamações relativas à não realização de débito automático autorizado, diferenças entre saques e depósitos realizados em caixa convencional, problemas em transações por falha humana e resgates de investimentos sem autorização do cliente.
Além disso, foram feitas 762 reclamações relacionadas a atraso na liberação do crédito, cobrança de parcela já quitada, cobrança duplicada, demora para devolver a parcela cobrada indevidamente e diferença no valor ou quantidade de parcelas.
O Inter ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações de bancos e instituições financeiras, com 1.554 reclamações registradas e mais de 30 milhões de clientes.
O ranking é feito com base nas reclamações do público, que são registradas nos canais de comunicação do Banco Central, via internet, correspondência, atendimento presencial ou através do telefone.
Reportagem, Nathália Guimarães