LOC.: Nesta semana o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, unificou as normas para regulamentação da reforma e recapeamento de pneus para veículos leves. Com isso, o órgão pretende desburocratizar e estabelecer regras claras sobre o assunto, como explica o chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos do Instituto, Hercules Souza.
TEC./SONORA: Hercules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos do Inmetro
“Para o setor, a gente estabelece um conjunto de regras que garante a segurança atrelada a esse produto, e também oferece uma série de orientações que garante que o trabalho corresponde àquilo que está estabelecido na portaria. Para o consumidor, ele precisa verificar se essa oficina está registrada no Inmetro, esse é um elemento importantíssimo para ele poder fazer o uso daquele serviço de remodelagem do pneu”
LOC.: Mesmo não usando o carro com frequência, o militar aposentado Carlos Antônio conta que mantém os cuidados com os pneus, mas confessa só sentir confiança em pneus novos.
TEC./SONORA: Carlos Antônio de Jesus, militar aposentado
“Eu faço a troca de pneus quando necessário, por conta de furo ou por estar velho, desgastado. Nunca usei pneus recapados, somente originais comprados em lojas revendedoras ou supermercados”
LOC.: A orientação do Inmetro para o consumidor, é verificar se a oficina tem registro do Instituto para fazer o serviço de remodelagem do pneu. Quem encontrar irregularidades deve acionar o Inmetro para que o órgão faça a fiscalização do estabelecimento. As denúncias podem ser feitas pelo número: 0800 285 1818, repetindo 0800 285 1818.
Reportagem, Larissa Lago