LOC.: Representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e de outras onze instituições participaram nesta quarta-feira, 27 de outubro, da primeira reunião do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana. Durante todo o dia, eles debateram potenciais medidas para fortalecer a cadeia produtiva da mobilidade e melhorar os serviços prestados à população.
Segundo a secretária substituta de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Sandra Holanda, o Fórum será uma instância importante para a aplicação de políticas públicas para o setor.
TEC./SONORA: Sandra Holanda, secretária substituta de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR
“O Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana foi idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional com o objetivo de estreitar o diálogo e construir soluções com representantes de todas as etapas da cadeia produtiva do setor de mobilidade, incluindo os fabricantes de material rodante, as empresas que prestam serviços de transporte e seus trabalhadores, os cidadãos que fazem uso do serviço de transporte e nós, setor público, responsável direto pela política pública e poder concedente dos serviços. Juntos, vamos propor estratégias para fomentar a melhoria da qualidade dos serviços de mobilidade.”
LOC.: O Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana foi criado em setembro deste ano, durante a Semana da Mobilidade, promovida pelo MDR. Entre suas funções, estão a avaliação dos serviços de transporte público coletivo urbanos, intermunicipais de caráter urbano e metropolitanos de passageiros; a proposição de ações, programas, estudos e projetos; e a promoção de intercâmbio de informações sobre experiências nacionais e internacionais relativas ao setor.
Para saber mais sobre essa e outras ações de mobilidade urbana do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo