LOC.: Um dos termômetros da economia do país, a indústria brasileira segue em patamares de crescimento este ano, comparada com os números de 2023. É isso que revela a mais recente pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Apesar de nem todos os indicadores terem sido positivos, o quadro geral é de otimismo, avalia o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
TEC/SONORA: Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI
“Por mais que algumas das variáveis tenham caído de junho para julho, ao comparar o período de janeiro a julho deste ano com o ano passado, todas as variáveis mostram alta, algumas expressivas, tanto aquelas mais ligadas à atividade, como o faturamento, a utilização da capacidade instalada, como aquelas mais ligadas ao mercado de trabalho, como rendimento ou massa salarial”
LOC.: Nos últimos dez meses, todos os resultados de emprego na indústria foram positivos, revela a pesquisa. No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, frente ao mesmo período do ano passado, o emprego cresceu 1,7%. Quando comparado a julho de 2023, o índice apresenta alta de 2,2%.
Mas houve queda da massa salarial da indústria entre julho e junho, que chegou a 3,6%. Indicador que, desde março deste ano, vem alternando entre altas e quedas significativas. Outro indicador que registrou queda em junho foi o do rendimento médio real da indústria de transformação — que caiu 3,7% em relação a junho. Ainda assim, os números seguem positivos na comparação com 2023, avalia Marcelo Azevedo.
TEC/SONORA: Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI
“Os dois índices, tanto massa salarial quanto rendimento médio, vem mostrando oscilações fortes especialmente a partir de abril deste ano, mas mesmo temos mostrado queda agora, na passagem de junho para julho, ambos os índices quando se toma a média de janeiro a julho de 2024, se compara com 2023, eles mostram alta assim como os outros indicadores.”
LOC.: Todo mês, a pesquisa Indicadores Industriais identifica a evolução de curto prazo da atividade industrial e é importante para indicar o comportamento da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, emprego, remuneração e utilização da capacidade.
Reportagem, Lívia Braz