No último fechamento, o Ibovespa registrou forte alta de 1,60% e pode retornar ao patamar de 131 mil pontos. Atualmente, o índice está cotado a 131.690 pontos.
A alta pode ser atribuída a fatores internacionais, como a valorização do preço do minério de ferro no mercado chinês. Esta commodity é uma das principais pautas de exportação brasileira.
Em relação ao mercado interno, os dados da prévia da inflação brasileira, mensurada através do IPCA-15, indicam um cenário positivo diante de um menor crescimento de preço que o esperado para o mês de fevereiro e para o acumulado do ano.
Entre as ações mais negociadas, praticamente todas registraram alta, com destaque para a Vale (VALE3), que subiu 2,65%. As demais se limitam ao setor financeiro, com B3 (B3SA3), Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4), que subiram 2,15%, 1,60% e 1,20%, respectivamente.
Outros setores que registram alta são o varejo, com as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), e a indústria alimentícia, com BRF (BRFS3).
Já as baixas observadas no dia foram discretas. As ações do Banco BTG (BPAC11), PRIO (PRIO3) e TOTVS (TOTS3) caíram cerca de 1,00%.
O volume total negociado no último fechamento na B3 foi de R$ 21,9 bilhões.
Os dados referentes à bolsa de valores brasileira podem ser consultados através da B3.