LOC.: Quando fundou a Amarjon Biojoias, a empreendedora de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Isabel Ribeiro não pensava em exportar. A empresa que fabrica semijoias a partir de elementos da natureza, como folhas, flores e sementes, só tinha olhos para o Brasil.
Mas a dificuldade de encontrar público internamente contrastava com o sucesso que os produtos faziam do outro lado do Atlântico, mais precisamente na Dinamarca, onde um cliente revendia os itens da loja. Isso fez com que a empresária passasse a considerar as exportações.
Ao participar dos programas de capacitação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como o Elas Exportam, Isabel viu a diferença que um bom parceiro pode fazer para o negócio.
TEC./SONORA: Isabel Ribeiro, empreendedora
"À medida que a gente teve as capacitações da Apex, nós percebemos que precisávamos olhar não só o produto, mas a marca como um todo: entender o mercado externo, a cultura de cada país, ver como nós poderíamos nos adequar, qual linguagem que nós precisaríamos ter para podermos ter boa aceitação lá fora. Também foi importante entendermos que nós temos que ter um diferencial. Não basta querer exportar."
LOC.: Hoje, a Amarjon Biojoias já exporta para nove países, entre eles Estados Unidos, França e Japão. Recentemente, a empresa fechou um acordo com investidores da Turquia para a abertura de uma loja em Istambul. Será a primeira loja internacional da marca, que já conta com três estabelecimentos no Brasil.
Cada passo até o sucesso da empresa foi bastante planejado, característica da qual Isabel não pretende abrir mão.
TEC./SONORA: Isabel Ribeiro, empreendedora
"Muitos empresários querem investir abrindo uma loja Amarjon, querendo que nós tenhamos o modelo de negócio de franquia, mas nós estamos nos estruturando para que esse novo degrau seja alcançado com segurança."
LOC.: Gostou da história da Isabel Ribeiro, da Amarjon Biojoias? Fique ligado para mais reportagens como essa.
A empreendedora é uma das mulheres que participaram do Elas Exportam, programa da ApexBrasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços que tem o objetivo de aumentar a participação de empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio exterior.
Para mais informações sobre o Elas Exportam e outros projetos de incentivo à exportação promovidos pela ApexBrasil, acesse apexbrasil.com.br.