LOC.: Fundada em 2015 por um grupo de empreendedoras rurais do município rondoniense de Ouro Preto do Oeste, a Saboaria Rondônia produz cosméticos a partir da cooperação de comunidades indígenas e ribeirinhas. São xampus, condicionadores, cremes e outros itens que carregam os cheiros da Amazônia, como o babaçu e o buriti.
A administradora e pós-graduada em cosmetologia Mareilde Freire de Almeida conta com orgulho que ajudou a fundar a primeira indústria de cosméticos de Rondônia gerenciada por mulheres rurais. Ela explica que o negócio ajuda a gerar emprego e renda para as comunidades tradicionais da região, mas também a propagar uma mensagem valiosa.
TEC./SONORA: Mareilde Freire de Almeida, empreendedora
"A gente começou a abordar comunidades ribeirinhas e indígenas e estamos criando a nossa rede de expansão para deixar um legado, fazer com que as pessoas entendam que manter a floresta em pé pode e deve ser rentável."
LOC.: A princípio, as aspirações da Saboaria Rondônia se limitavam à atuação em território nacional, mas isso mudou quando a empreendedora conheceu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil.
Ao participar do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), ela conta que adquiriu conhecimento e experiência para entender como funciona o mercado internacional.
TEC./SONORA: Mareilde Freire de Almeida, empreendedora
"Eu mesma me qualifiquei no Peiex e a partir dali as portas começaram a ser abertas. A gente começou a participar de eventos a convite da Apex e com essa visibilidade e toda essa capacitação as coisas foram acontecendo. As pessoas tomaram conhecimento da Saboaria Rondônia e aí a gente foi tecendo essas pontes para o alcance de novos horizontes. A Apex é de suma importância."
LOC.: Por meio do Peiex, os empresários que desejam exportar seus produtos recebem orientações da ApexBrasil. Os interessados podem entrar em contato com os respectivos núcleos operacionais da instituição em cada estado do país e assinar um termo de adesão ao programa.
Cada empreendedor recebe um plano de exportação gratuito, com orientações para internacionalizar sua marca.
Segundo a ApexBrasil, entre 2021 e 2023, o Peiex atendeu mais de 5 mil empresas. Destas, 827 já estão exportando e faturaram, no período, US$ 3,16 bilhões.
Para mais informações, acesse: www.apexbrasil.com.br.