LOC.: Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso de ave infectada com o vírus da gripe aviária (IAAP - H5N1). Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o foco foi registrado em uma criação de aves domésticas de subsistência, em Bonito, município localizado a 297,4 km da capital. Este é o terceiro caso em aves de subsistência detectado no Brasil. Em nota, o Ministério da Agricultura informa que medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco. Além disso, as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região foram intensificadas.
A médica veterinária Pamela Fernandes alerta que, apesar da gripe aviária afetar principalmente aves domésticas e silvestres, pode infectar também o homem.
TEC./SONORA: Pamela Fernandes, médica veterinária
“A gripe aviária é uma gripe que acomete as aves, porém também é considerada uma zoonose porque ela transmite para o ser humano e no ser humano. Ela tem os mesmos sintomas de uma gripe comum e a forma de contaminação dessa gripe é tendo contato direto com aves contaminadas”.
LOC.: É 106 o número total de focos confirmados do vírus no Brasil; sendo 103 em aves silvestres e 3 de aves domésticas de subsistência. A recomendação é evitar contato com aves doentes ou mortas — e acionar imediatamente os serviços veterinários mais próximos para o devido registro e suporte.
Reportagem, Landara Lima