Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 25 de Agosto de 2021, 20:07h, atualizado em 26 de Agosto de 2021, 00:16h
LOC: O Governo Federal vai investir dois bilhões e oitocentos milhões de reais para ampliar o metrô de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O valor foi definido durante reunião nesta quarta-feira, 25 de agosto, entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional, o MDR, e da Infraestrutura com o governo mineiro.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destaca a importância do acordo entre os governos federal e estadual para que as obras possam ser iniciadas.
SONORA
"Entendendo a necessidade de fazer uma valoração dessa importante ferramenta, que é o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Chegou aí a um bom termo, a necessidade de termos essa associação, essa parceria com o governo do estado. Quem vai ganhar com isso é o povo de Minas e, em especial, da Região Metropolitana."
LOC: Os investimentos totais podem superar três bilhões e setecentos milhões de reais. Neste valor, estão contabilizados aportes da União, do governo mineiro e de receitas da futura concessão do metrô.
Esse recurso faz parte do processo de desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU, em Belo Horizonte. A empresa é vinculada ao MDR e foi qualificada para ser concedida à iniciativa privada pelo Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI.
Na avaliação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o investimento do Governo Federal vai atender a uma urgência da capital mineira.
SONORA
"Era necessário trazer também o investimento para Minas Gerais e nada melhor do que o metrô, que vai resolver um problema de mobilidade."
LOC: Segundo o governador de Minas, Romeu Zema, os investimentos no metrô vão ajudar a colocar Belo Horizonte no mesmo patamar de outras grandes cidades brasileiras na questão da mobilidade urbana.
SONORA
"O que nós temos hoje, de metrô, é algo ínfimo, se comparado a outras cidades do mesmo porte. Então, é uma obra que está vindo com décadas de atraso, mas o importante é que está vindo, que será concretizada."
LOC: Para saber mais sobre ações de mobilidade urbana do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo