Data de publicação: 26 de Outubro de 2021, 19:30h, atualizado em 27 de Outubro de 2021, 16:09h
LOC.: Com foco no cumprimento das metas propostas pelo novo Marco Legal do Saneamento, o Governo Federal promoveu mais um seminário para ajudar estados e municípios com a regionalização e universalização dos serviços de resíduos sólidos urbanos e tratamento e coleta de água e esgoto. Nesta terça-feira, 26 de outubro, foi a vez de gestores estaduais e municipais do Maranhão debaterem o tema.
Presente ao evento, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou a importância de avançar nas ações de saneamento básico pelo País.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional
“Quando você trata a água de maneira adequada, você tem uma série de efeitos que eu denomino círculo virtuoso. A água tratada, o esgoto tratado, o resíduo sólido acondicionado da forma correta significam diminuição da pressão sobre o sistema de saúde. Porque as doenças endêmicas que deveriam ter sido extirpadas do País passam a ficar com menor intensidade, muito menor intensidade. Se diminui a mortalidade infantil. E quantas famílias tiveram os sonhos ceifados pela morte trágica de crianças ainda na idade impúbere. Melhora a produtividade de quem trabalha, melhora a capacidade de se atrair empresas, porque não se tem indústrias sem água de qualidade. Não se tem comércio sem água de qualidade. Não se tem serviços sem água de qualidade. A água é o mais importante fator de desenvolvimento de um país.”
LOC.: Quase metade da população maranhense não tem acesso à água tratada e mais de 80% do estado não recebe esgoto tratado.
Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, a FIEMA, reconheceu a necessidade de um trabalho conjunto entre os entes federativos e o Governo Federal para que a população maranhense seja mais bem atendida.
TEC./SONORA: Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão
“O saneamento nesse nosso País tem um déficit muito grande e o nosso Maranhão é um deles. E agora, com o advento do novo Marco Regulatório, nós teremos a oportunidade agora de, junto com os prefeitos, junto com as empresas, junto com os governadores deste País e do Governo Federal, estabelecer uma parceria para que possam ser feitos os investimentos necessários para que a gente possa melhorar esses índices tão ruins que nós temos em saneamento no nosso estado e no nosso País.”
LOC.: O seminário com os gestores do Maranhão foi o 12º evento para discutir os serviços de saneamento pelo País.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal na área de saneamento básico, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Vogado