LOC.: O Governo Federal iniciou nesta segunda-feira, 18 de outubro, a Jornada das Águas, roteiro que começa na nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e percorre os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de bacias hidrográficas e apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar o modo como o brasileiro se relaciona com a água.
O roteiro começou na cidade de São Roque de Minas e vai terminar em Propriá, em Sergipe, no dia 28 de outubro. Em cada estado visitado pela Jornada das Águas, serão entregues ou iniciadas obras e projetos que viabilizarão a infraestrutura hídrica necessária para que a água chegue às regiões mais secas.
A garantia de segurança hídrica para as localidades que tradicionalmente convivem com a seca é uma das prioridades do Governo Federal. Várias ações nesse sentido vêm sendo realizadas desde 2019, como explica o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional
“A Jornada das Águas é um momento em que nós prestamos contas das ações de segurança hídrica que estão acontecendo neste governo, mas chamamos a atenção da sociedade para o volume de intervenções que foi feito e a sua integração, desde a questão do marco do saneamento, até os canais principais do São Francisco, que serão concluídos nesta semana, agora na Paraíba, que é o último trecho, e toda a ação que está sendo feita de canais acessórios.”
LOC.: Nesta terça-feira, 19 de outubro, a Jornada das Águas passará pela Bahia, onde será lançada licitação para elaboração de estudos ambientais e projeto básico para as obras do Canal do Sertão Baiano, que vai beneficiar 1 milhão e duzentas mil pessoas em 44 cidades do interior do estado.
Para saber mais sobre a Jornada das Águas e ver a programação completa, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes