LOC.: O Governo Federal vai ser representado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, até a próxima quarta-feira, 10 de novembro, na Reunião Regional: Plano de Emergências para a Proteção, Dignidade e Respeito das Pessoas Falecidas e seus Familiares, na cidade de Bogotá, na Colômbia.
O evento começou nesta segunda-feira e tem o objetivo de proporcionar um espaço para troca de experiências e debater a importância da criação e atualização de um plano de emergência.
Além do Brasil, também participam do debate representantes do México, Honduras, Guatemala, Panamá, Venezuela, Cuba, Colômbia, Peru e Equador.
Antonio Hiller, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, representa o Brasil na reunião. Ele destaca o cuidado que deve haver com todos que, de alguma forma, são atingidos por um desastre.
TEC./SONORA: Antonio Hiller, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional
“A gente tem a possibilidade de compartilhar informações sobre a forma como isso é tratado, não só no atendimento à vítima fatal, mas também aos familiares dessas vítimas. Eles precisam de informações, precisam saber sobre as buscas pelas pessoas fatalmente atingidas pelos desastres, sobre o andamento da identificação dos corpos e sobre os processos burocráticos que envolvem os óbitos em desastres. O evento possibilita essa troca de experiências entre os países sobre como cada um tem se planejado e tem desenvolvido ações nesse sentido.”
LOC.: As Américas são uma das regiões do mundo mais propensas a catástrofes naturais, como furacões, deslizamentos de terra e terremotos.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem: Manuela Rolim