
Voltar
LOC.: O Amazonas vai receber UM BILHÃO E SETECENTOS MILHÕES DE REAIS do Fundo da Marinha Mercante para a construção de CENTO E OITENTA E OITO embarcações. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante visita ao Estaleiro Juruá, em Manaus.
A iniciativa, liderada pelas empresas LHG Mining e Hermasa, deve gerar cerca de DEZ MIL empregos e fortalecer a economia das comunidades ribeirinhas.
A LHG Mining vai construir CENTO E VINTE E OITO embarcações destinadas ao Amazonas, com investimento de UM BILHÃO E TREZENTOS E SESSENTA MILHÕES de reais. Para o pacote nacional, a empresa projeta investir QUATRO BILHÕES E TREZENTOS MILHÕES DE REAIS para a construção de QUATROCENTAS barcaças e QUINZE empurradores distribuídos entre quatro estados: Amazonas, Bahia, Pará e São Paulo.
Já a Hermasa será responsável por SESSENTA balsas graneleiras e DOIS empurradores, somando TREZENTOS E OITENTA E QUATRO MILHÕES de reais, também financiado pela FMM.
TEC./SONORA: ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
“O governo do presidente Lula tem trabalhado muito para poder fortalecer a indústria naval no Brasil. Já são mais de 25 bilhões em crédito através do Fundo da Marinha Mercante, recursos para projetos da Petrobras e projetos como esse, que é fundamental para o escoamento da produção brasileira.”
LOC.: Durante a agenda, Costa Filho também inaugurou o porto fluvial de Envira e apresentou o projeto de modernização de Eirunepé, também no Amazonas. Ele destacou que a navegação fluvial é estratégica para o escoamento da produção e redução de custos logísticos, ao exemplificar que um comboio com DEZESSEIS barcaças pode substituir até MIL DUZENTOS E CINQUENTA caminhões.
Reportagem, Maria Clara Abreu.