Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Evento online tratou de progresso dos municípios através da PNDU

Encontro foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Esclarecer como a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, a PNDU, pode contribuir para o progresso dos municípios e como a colaboração da sociedade é importante nesse processo. Esse foi o objetivo de evento on-line promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, nesta terça-feira, 8 de junho. 

No encontro, que contou com representantes da Agência Alemã de Cooperação Internacional, a G.I.Z., e da WRI Brasil, os participantes também convocados a se inscreverem nas oficinas regionais de formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que servirão de apoio para a elaboração da PNDU.

Fernanda Capdeville, coordenadora de apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, reforçou a importância da participação colaborativa no processo de construção da política

"Como a Política é nacional, a ideia é que a gente tenha a visão das cidades que considerem a diversidade territorial e das cidades brasileiras. Por isso, é muito importante a participação dos agentes locais na construção dessa agenda para o Desenvolvimento Sustentável pela qual essa Política Nacional vai desenvolver instrumentos e programas para que a gente alcance os resultados."

A Região Sul será a primeira a debater a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, em oficina marcada para os dias 16 e 17 de junho. Até o fim de agosto, todas as regiões já terão debatido o tema. Além disso, o MDR vai promover conferências livres, visando escutar diferentes segmentos da sociedade civil organizada.

O objetivo final da PNDU é contribuir para a redução das desigualdades sociais nas cidades e nas regiões do país. Temas como segurança, mobilidade urbana, infraestrutura, desigualdade social, clima e transformações digitais, entre outros, são alguns pontos a serem abordados.

Para saber o calendário com as próximas oficinas regionais, acesse mdr.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.