LOC.: O acidente que provocou a morte de 14 pessoas nesse sábado (16), em Barcelos, no interior do Amazonas, acende um alerta. Na opinião do perito aeronáutico Daniel Celso Calazans, a região amazônica tem uma situaçãode fenômenos meteorológicos típicos, que precisam ser estudados pelos pilotos.
TEC./SONORA: perito aeronáutico, Daniel Celso Calazans
“O piloto precisa conhecer quais são os momentos, horários do dia daqueles fenômenos, a presença de ventos fortes, muitos deles rajadas. Então ali o piloto tem que operar e tem que ter uma habilidade porque ele vai operar não em uma situação perigosa, mas em uma situação mais crítica que em outra região. O piloto precisa operar de acordo com este fenômeno. Isto que é muito importante”
LOC.: O comandante de Boeing 737, especialista em segurança de aviação e aeronavenavegabilidade continuada, Paulo Licati, vai além.
TEC./SONORA: comandante Boeing 737, especialista em segurança de aviação e aeronavenavegabilidade continuada (ITA), Paulo Licati
“O que a gente observa é que precisa ter uma mudança de mindset, mudança de mentalidade com relação à segurança de voo. Por exemplo, observar a meteorologia, hoje nós temos aí radares precisos, fotosatélices do que vai acontecer”
LOC.: A secretária municipal de Turismo de Barcelos, Patrícia de Araújo Braga, destaca que a região é o principal destino para pesca esportiva no Brasil e um dos mais procurados no planeta. Ela conta que a frequência de voos de setembro a março costuma ser muito maior do que nos outros meses.
TEC./SONORA: secretária municipal de turismo de Barcelos, Patrícia de Araújo Braga
“Atualmente a gente tem 63 empresas operadoras de turismo devidamente cadastradas e aptas a receberem turistas para o período da alta temporada de pesca. E na alta temporada também, ele é muito comum que o município receba no aeroporto de Barcelos até 30 aeronaves em um único dia, principalmente nos sábados e domingos”.
LOC.: A secretária municipal relatou que chovia na região na hora do acidente. De acordo com o governo do Amazonas, o avião era de pequeno porte e tinha saído de Manaus com destino a Barcelos. A aeronave transportava turistas brasileiros que estariam indo pescar no Rio Negro.
Reportagem, Lívia Azevedo