Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

Estruturação de projetos de iluminação pública em municípios de São Paulo e Bahia tem apoio do Governo Federal

Foram realizados encontros com gestores do consórcio Alto Sertão (BA) e do município de Ribeirão Preto (SP)


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia e da Caixa Econômica Federal, iniciou uma rodada de reuniões, com gestores municipais, para início da estruturação de projetos de Parcerias Público-Privadas. Na última sexta-feira (3), houve reunião com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão (BA).

A estruturação desses projetos é apoiada com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP). A condução das atividades técnicas de estruturação será realizada pela Caixa, com apoio da International Finance Corporation (IFC), instituição ligada ao Banco Mundial, para ações de capacitação de recursos humanos.

O grupo é composto por 17 municípios localizados do sudoeste baiano. Seis deles aderiram ao projeto e serão beneficiados pela iniciativa: Guanambi, Lagoa Real, Caetité, Iuiú, Caculé e Sebastião Laranjeiras.

“Serão cerca de 25 mil pontos do parque de Iluminação Pública modernizados, em benefício de quase 200 mil pessoas. Isso significa mais qualidade de vida e segurança para a população”, informa o diretor de Parcerias com o Setor Privado e Sustentabilidade do MDR, Eduardo Nóbrega. “As concessões e parcerias público-privadas proporcionam a atração de investimentos e parceiros privados
para a implementação e operação das infraestruturas e serviços públicos essenciais ao desenvolvimento urbano e regional do país”, completa.

Ribeirão Preto (SP)

Na última quinta-feira (2), a reunião foi com a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP). A PPP de iluminação pública na cidade paulista prevê o atendimento a cerca de 720 mil habitantes, garantindo mais valorização, aumento da segurança pública e desenvolvimento econômico. O projeto conta, ainda, com expectativa de redução do consumo de energia e de emissão de dióxido de carbono, reduzindo os impactos ambientais.

A estruturação da PPP tem apoio financeiro do Governo Federal, por meio do FEP. O projeto foi estruturado pela Caixa, com o apoio da IFC. 
Para essa semana, estão previstos encontros com gestores de Alagoinhas (BA), Olinda (PE) e Foz do Iguaçu (PR).
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, participou de uma rodada de encontros com gestores municipais para discutir a estruturação de Parcerias Público-Privadas no setor de iluminação pública. 

Foram realizados encontros com gestores de Ribeirão Preto, em São Paulo, e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, na Bahia. O projeto baiano é formado pelas cidades de Caetité, Guanambi, Lagoa Real, Iuiú, Caculé e Sebastião Laranjeiras, e será a primeira PPP de iluminação pública apoiada e financiada com recursos do FEP, o Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP. 

Eduardo Nóbrega, diretor de Parcerias com o Setor Privado e Sustentabilidade do MDR, explica que essas parcerias são importantes para o desenvolvimento das cidades. 

TEC./ SONORA: Eduardo Nóbrega, diretor de Parcerias com o Setor Privado e Sustentabilidade do MDR,
“Ao apoiar as Parcerias Público Privadas de estados, municípios e, também, de consórcios, o MDR está fomentando a atração de investimentos e de parceiros privados para a implementação e operação das infraestruturas e serviços públicos essenciais ao desenvolvimento urbano e regional do País.”

LOC.: O projeto baiano prevê a modernização de cerca de 25 mil pontos do parque de Iluminação Pública, beneficiando quase 200 mil pessoas. 
Ainda esta semana estão previstos encontros com gestores de Alagoinhas, na Bahia, Olinda, em Pernambuco, e Foz do Iguaçu, no Paraná. Também participam dos encontros representantes da Secretaria Especial de Parcerias e Investimentos do Ministério da Economia, da Caixa Econômica Federal e da International Finance Corporation.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal no setor de desenvolvimento regional e urbano, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Gabriela Vogado