LOC.: A energia solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Absolar, ultrapassou a marca de 25 gigawatts de potência em fevereiro. Segundo a associação, a energia solar corresponde a 11,6% da matriz energética do país. O levantamento considerou usinas solares de grande porte, sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
A vice-presidente da Absolar, Bárbara Rubim, explica que a energia solar é uma das formas mais rápidas para se gerar a própria energia, tanto por usinas de grande porte quanto de pequeno porte.
TEC./SONORA: Bárbara Rubim, vice-presidente da Absolar.
“Essa expansão da fonte solar, que já é a segunda colocada na matriz elétrica brasileira em termos de capacidade instalada, beneficia não só o meio ambiente, mas também o desenvolvimento econômico do nosso país.”
LOC.: As perspectivas para a geração de energia solar no país são favoráveis, pois o Brasil pode utilizar um dos maiores recursos solares do mundo para produzir hidrogênio verde, que é o hidrogênio produzido sem combustíveis fósseis.
Entre os principais debates da nova legislatura do Congresso Nacional está o novo marco do setor elétrico, já aprovado no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados. A medida prevê que todos os consumidores de eletricidade possam escolher de quem comprar a energia elétrica, algo que atualmente só é permitido para grandes consumidores. A ideia do mercado livre de energia é ampliar a concorrência e reduzir os custos da energia. O deputado federal Arnaldo Jardim, do Cidadania de São Paulo, defende a aprovação do projeto, que já conta com amplo apoio.
TEC./SONORA: Arnaldo Jardim, deputado federal (Cidadania-SP).
“Das 11 principais entidades do setor de energia elétrica, só tem a Abrace que tem algumas considerações, que é a associação dos consumidores. Mas isso significa caminhar para o mercado livre [de energia], que já é tão importante e vai crescer.”
LOC.: Em cerca de 10 anos, os investimentos em energia solar somaram mais de 125 bilhões de reais e gerou mais de 750 mil empregos acumulados, além de evitar a emissão de 33,4 milhões de toneladas de gás carbônico. Ainda de acordo com a Absolar, essa fonte de energia gerou cerca de 39 bilhões de reais aos cofres públicos desde 2012.
Reportagem, Ana Luísa Santos.