Data de publicação: 22 de Novembro de 2021, 19:25h, atualizado em 23 de Novembro de 2021, 13:09h
LOC.: O Exame Nacional do Ensino Médio levou aos locais de prova 3.040.907 candidatos, neste último domingo (21). Do total, 68.893 fizeram o exame de forma digital, o que significa um total de 3.109.800 — 74% dos que haviam se inscrito. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a aplicação ocorreu em 1.747 municípios brasileiros.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, em coletiva neste domingo, afirmou que o nível de abstenções foi baixo. Segundo ele, sem o Enem, uma série de outros passos da educação brasileira sofreria atrasos, o que poderia prejudicar ainda mais os jovens que querem ascender ao ensino superior.
De acordo com o professor Jota Neto, do Centro Educacional Sigma de Brasília, as questões mantiveram o padrão dos anos anteriores e os objetos de conhecimento também.
TEC./SONORA: Jota Neto, professor de língua portuguesa, do Centro Educacional Sigma de Brasília
“Quanto à seleção dos textos geradores de questões. Os textos selecionados mantiveram também a mesma ideia, né? Eles tratavam de questões raciais, e textos que abordavam a visão sobre a mulher.”
LOC.: Lucas de Oliveira, 21 anos, não estudou para o Enem, mesmo assim, não achou a prova tão difícil.
TEC./SONORA: Lucas de Oliveira, 21 anos
“Eu achei que a de humanas, que é uma coisa que eu gosto muito, né, uma área que eu domino muito bem, bem tranquila em alguns aspectos, das outras matérias eu não me lembrava muito.”
LOC.: A prova continua na próxima semana, com as questões de ciências da natureza e de matemática. Somente após o próximo domingo é que o gabarito será liberado, a previsão é de que saia em 1º de dezembro.
Reportagem, Ana Luisa Araujo.