Data de publicação: 27 de Janeiro de 2023, 04:00h
LOC.: A elevada carga tributária voltou ao primeiro lugar no ranking dos principais problemas apontados por empresários do setor industrial brasileiro. É o que mostra a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, do quarto trimestre de 2022. Com a volta do problema ao primeiro lugar, o alto custo ou a falta de matérias-primas passou para a segunda colocação.
Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a Sondagem Industrial do mês de dezembro traz um resultado que já era esperado para o mês.
TEC./SONORA: Gerente de Análise Econômica da CNI - Marcelo Azevedo
“O alto custo das matérias-primas, que seguia na primeira posição dos primeiros dos principais problemas há nove trimestres, deixou o topo desse ranking de principais problemas, sendo superado por elevada carga tributária, que é um problema recorrente que costuma, inclusive, historicamente, estar nessa primeira posição. Mas por conta de todos os efeitos trazidos pela pandemia, havia sido superada há algum tempo por esse problema de falta e alto custo das matérias-primas”.
LOC.: O problema da elevada carga tributária foi assinalado por 32,1% dos empresários industriais, o que representa uma redução de 0,7 p.p. em relação ao trimestre anterior. Depois do alto custo ou falta de matéria-prima, em segundo lugar, vem na terceira posição a demanda interna insuficiente. O quarto obstáculo apontado pelos empresários do setor industrial são as taxas de juros elevadas. Para finalizar, na sexta posição está a falta ou o alto custo de trabalhador qualificado.
Reportagem, Landara Lima.