Em evento on-line, especialistas debatem a construção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil
LOC: O Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil foi tema de debate em um evento on-line promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, na quinta-feira, 28 de setembro.
A décima sexta edição do Bate-papo com a Defesa Civil contou com três pesquisadores que participam da construção da proposta do Plano, que deverá ser apresentada no início de 2024.
O instrumento vai nortear as ações da União, estados, Distrito Federal e municípios na área de proteção e defesa civil, de forma integrada e coordenada, nas áreas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres.
Luiza Cunha é doutora e pesquisadora da PUC-Rio. Ela apresentou a forma como os especialistas dividiram o processo de desenvolvimento do documento.
SONORA LUIZA - 2:55 a 3:18
"O projeto de elaboração da Proposta do Plano é dividido em etapas. Então, essas etapas, para a conclusão do projeto, a gente deu o nome de produto para isso. Então, a gente tem 11 produtos que a gente vai desenvolver ao longo de um ano para que a gente chegue na Proposta do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil."
LOC: A professora Alexandra Passuelo, coordenadora de temática do processo participativo, falou sobre como se deu essa definição, para atender a todas as particularidades do território brasileiro.
SONORA ALEXANDRA - 15:18 a 15:42; 15:54 a 16:02; 16:11 a 16:32
"Esse processo envolve diferentes tipos de participação, desde a informativa até a consultiva, simples e obrigatória, e as propositivas. Para abarcar todos esses tipos de participação, nós delimitamos algumas estratégias, como reuniões técnicas, entrevistas semi estruturadas, questionários, rodadas de encontros virtuais entre todos os seguimentos da Defesa Civil e outras"
LOC: Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse http://mdr.gov.br
Reportagem, Gabriela Sant'Anna