Foto: Dênio Simões/MDR
Foto: Dênio Simões/MDR

Em Cabo de Santo Agostinho (PE), MDR e CBTU inauguram segunda ponte sobre o Rio Pirapama

A primeira ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama foi entregue em abril deste ano e recebeu 13 milhões e meio de reais em recursos do Governo Federal

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, inaugurou nesta terça-feira, 21 de dezembro, a segunda ponte ferroviária sobre o rio Pirapama, na cidade pernambucana de Cabo de Santo Agostinho. 

Com mais de 11 milhões de reais em investimento do Governo Federal, a ponte integra o projeto de duplicação da Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô do Recife, que é operada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU, instituição vinculada ao MDR.

Presente ao evento de inauguração, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou o impacto desta obra para os pernambucanos.

"Essa é a ponte que permite que o trajeto que existe entre Cabo e Jaboatão possa ser encurtado em mais de 6 quilômetros. Esta intervenção aqui é a primeira em mais de 40 anos. A Região Metropolitana de Recife é uma região que precisa muito desse serviço, que alia conforto, comodidade, segurança e previsibilidade. E esta ação é uma orientação do presidente Bolsonaro, de estarmos atentos à mobilidade das cidades e investirmos a favor do resgate da cidadania das pessoas mais distantes do seu local de trabalho".

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, agradeceu os investimentos no Nordeste do País. A cidade é uma das atendidas com a Linha Sul Diesel, além de Cabo de Santo Agostinho e do Recife

"Eu falo hoje nessa obra que há 40 anos estava esquecida. E num prazo tão curto, já tivemos aqui pela segunda vez, inaugurando a segunda etapa e num prazo que só acelera ainda mais o progresso de cidades, como Cabo de Santo Agostinho, como também a cidade de Jaboatão dos Guararapes".

Quando o projeto de duplicação da Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô de Recife estiver finalizado, mais de 20 mil passageiros poderão fazer o trajeto de Cajueiro Seco a Cabo de Santo Agostinho diariamente. A quantidade de estações vai passar de quatro para seis e o tempo de percurso entre as estações de VLT cairá de 51 para 23 minutos.

A primeira ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama foi entregue em abril deste ano e recebeu 13 milhões e meio de reais em recursos do Governo Federal. Juntas, as duas pontes receberam investimentos de quase 25 milhões de reais.

Para saber mais sobre os investimentos do Ministério do Desenvolvimento Regional em mobilidade urbana, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.